22 março, 2011

Burrocracia, digo burocracia

As dificuldades ou a burocracia nos fazem um acumulo de negatividade. Estou por um triz!

Estive conversando com uma pessoa bem simples, mas encantadora. Ela me contava da dificuldade de fazer alguns exames pelo SUS – na sua simplicidade me falou que era muito “democrático”. Não pude corrigi-la, mesmo porque achei que ela tinha certa razão. Essa tal democracia é para poucos. Muitos de nós não temos o direito de usufruir ou escolher em que médico ir, fazer exames onde e como usar da nossa escolha, usar da nossa disponibilidade e principalmente nossa saúde. Como se a doença esperasse a burocracia. E a democracia reinasse. Aliás, ela só reina na época de eleição, quando somos obrigados (democraticamente) eleger os governantes.

Vou resumir um pouco da burocracia que em estamos passando: preciso de uma liberação – para procedimento médico – de certa assistência médica – vejam bem, não do SUS – e, sim, de um conceituado Plano de Saúde. Mas infelizmente, a dita cuja da democracia, opa! Burocracia está no meio. Já foram tantas idas, telefonemas, protocolos... Conclusão: quem quiser que espere, ou seja, ela vive em todos setores e os pobres mortais? Aplaudem a democracia e vivem na burocracia. Sinto-me lesada, humilhada e ridicularizada. Não é um cargo, não é uma função, não é um voto, é um caso de saúde, de vida.

    E a democracia é o direito que o povo tem de participar da direção e gestão dos assuntos públicos e sociais. Que poder, hein?
Burrocracia.  Errei: burocracia e haja paciência, saúde...

6 comentários:

  1. Ri com a "democracia e quase chorei com a burro cracia". Espero que não demore tanto, boa sorte!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga !!

    Acho que deve ir mais adinte com isso, pois é um caso de saúde, não se pode enrolar as pessoas assim.
    Afinal não está pedindo nada, e sim querendo o que é seu por direito.
    Conte comigo , se precisar de algo.

    Boa sorte

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Conheço sua dificuldade e te apoio, sempre.
    Vai dar certo, a burocracia é lenta, os passos são rápidos, mas Deus sabe o que faz!Confiança, fé...

    ResponderExcluir
  4. Eu fico besta de ver... Na hora de pagar, Você paga. Se atrasa 1 dia eles cobram... dai na hora que Você precisa do tal serviço.. eles ficam com enrolação e com burocracia.
    Com saúde não se brinca.

    ResponderExcluir
  5. isso é um trabalho de insistencia, ou seja, vc sabe que tem direitos "eles" tbem, mas se não forçar a barra nada acontece! então força e lute que essa guerra ainda tem fim. Um dia ainda seremos um pais civilizado.

    ResponderExcluir
  6. OLA QUERIDA
    OBRIGADA PEO COMENTARIO NO MEU BLOG ,VOLTE SEMPRE
    SEGUINDO VOCE SE QUISER ME SEGUIR SERA UM PRAZER
    BJIM CARINHOSO

    ResponderExcluir

Receberei seu comentário com muito carinho. Obrigada!