28 outubro, 2011

Via - jar


Às vezes  faço da fantasia uma realidade insana e totalmente bonita ou feia. Depende do meu estado de espírito ou  de como olho, de como vejo. 
Já me perguntaram de onde tiro isso. Oras! Tiro da minha cabeça, nela existe um coração e no coração uma cabeça. De vez em quando troco as bolas, faço outra versão, viajo na “marionésia”.
O fato é que  "viajo demais. Não tenho pretensão de mudar o mundo, as coisas. Meu prazer é dar outra versão para o apagado, para o sem graça, mas  para minha própria diversão.
Por que usamos coisa?

            Coisa

1.

Outra noite sai tarde do trabalho. Caminhei numa rua quase deserta; sons estranhos nas árvores. Poderia ser passarinhos, mas é claro que imaginei morcegos famintos vindo em direção do meu lindo pescoço. 
Caminhei mais rápido, tentando me esconder com as mãos. Fazendo cena de filme de terror, corria, parava, olhava para o céu e lua gigante e pálida parecia sinistra. Tudo me era um cenário perfeito. De tão perfeito que subi num carro estacionado na rua, fazendo de conta que era um esconderijo.
No entanto, fui longe demais, porque o dono do carro buzinou tanto que cai feito fruta madura. Os palavrões que ele proferiu, melhor nem dizer. Tentei me justificar: "Eu ouvi..." (não esperou, saiu cantando pneu, parecendo uma coisa medrosa). Fico impressionada com a falta de bom senso das pessoas. Ele não sabia por que eu havia “trepado” no carro, mas poderia pelo menos, ter a delicadeza de perguntar.

2.

Uma coisa é ser coisa, outra coisa é ser outra coisa. Mas, fundo tudo é coisa, não é mesmo?

Fui ao banco, numa das raridades do mundo moderno, já que fazemos quase tudo pela internet. Estava eu na fila, quando um senhor “relincha”:
– Oh, coisa, é a sua vez?! 
Fiquei estática pensando, será que a coisa sou eu? Respondi:
– “Seu” coisa que coisa feia de se falar. Eu não sou sua coisa, mas sou uma coisa para lhe mandar para aquela coisa!
Foram tantas coisas rindo ao mesmo tempo, que as coisas se transformaram em coisas para o guarda mandar parar com essas coisas.
Coisa engraçada é ter resposta para tantas coisas.



3 comentários:

  1. Dri, você é uma viagem...
    Me divirto com seus delírios. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira viagem no seu mundo de coisas e fatos, em um texto com coisas corriqueiras e comuns a todos que seu talento transforma em imagem e admiração. Mais uma fez, curti.

    ResponderExcluir
  3. Via-jei sem rumo na marionesia e sem sair do lugar rsrsrs... vc fez uma mistura de realidade, ilusão e imaginação. Como sempre ótimo texto...bjs.

    Josiane Volpato.

    ResponderExcluir

Receberei seu comentário com muito carinho. Obrigada!