19 fevereiro, 2011

De filha para mãe.

Entre todas as dúvidas e tantas certezas.
Entre algumas brigas, choros e lamentos.
Entre todos os risos e tantas histórias.
Essa é mais uma das minhas cartas pra tentar, inutilmente, demonstrar exatamente o que sinto. Sei que é impossível descrever com essas meras palavras as minhas eternas lembranças de momentos que marcaram. E é improvável dizer meus sentimentos com fidelidade, afinal, nem todas as palavras mais belas do dicionário me ajudaram a sintetizar o que sinto por você. Mesmo porque isso é impossível.
Nos meus surtos de alegria, imprecisão, medo, satisfação e tudo mais que posso sentir e expressar, eu consigo ver que: o fundo de quem sou e do que me tornei dependem de quem me instruiu... Dos meus mestres. Aqueles que tiveram a paciência e um sentimento além do amor, de me explicarem sobre a vida. De me dar a vida.
Sim, me refiro a você e o homem do qual eu roubei um pouquinho de atenção quando nasci. Creio que sem você e meu pai nada faria tanto sentido como faz agora. E que fará muita diferença daqui um tempo. Afinal, é com base nas instruções de vocês que formulei meu conceito de vida, de sentimento, de argumento, de justiça e virtude. Agradeço muito por isso.
Apesar de ser impossível alguém ser perfeito, vocês me incentivaram a ser e dar sempre o melhor de mim, e ver sempre o lado positivo da vida. Afinal, o que seria da vida sem uma perspectiva luminosa de sonhos e confiança?
Enfim, entre tantas emoções que se expuseram a flor da pele nessa nossa jornada de vida, algumas foram mais marcantes e nos deram algumas lições. E creio que aprendemos um pouco com elas. Desde o primeiro chute na barriga; o dia que nasci; que disse as primeiras palavras; que andei; meu primeiro dia na escola; meus machucados por desventuras; um acidente que marcou; festinhas de aniversário; brigas tolas com o irmão; as dores de barriga, de dente, de cabeça, de ouvido, de "ólho"; ou o choro por pura manha; as noites em claro por preocupações; os sim's e os não's; um chamego aqui ou ali; as minhas descobertas em busca do amor; da amizade...
De tudo o que foi e o que passamos, ficaram lindas lembranças para sermos exatamente o que nós somos hoje. Só acho que exista um problema resistente e sólido. E, diga-se de passagem, muito presente. Tenho medo que por você sempre querer o melhor pra mim, para o meu irmão, e até pro meu pai, você deixe de viver, de acreditar e de aproveitar mais. De simplesmente sentir um pouco mais a vida. De se deixar levar, de curtir mais. De ver que a vida é passageira e que de repente o tempo passou e deixamos de nos conhecer melhor porque o trabalho era importante ou alguém estava muito cansado. Cansado justamente porque o trabalho lhe roubou as forças para curtir a família que construiu exemplarmente, com intuito de não lhes deixar faltar nada, a não ser você. Às vezes, acredito que, a presença e o conforto sentimental sejam milhares de vezes mais importantes que qualquer bem material. Mas sei também que você o faz pensando no melhor para nós. Para não nos faltar nada. Agradeço por isso também.
Eu a amo do jeito que é, não peço pra mudar, e sim pra viver.
Enfim, isso não é uma carta sermão, e sim uma carta parabenizadora por ser mãe.

Entre as palavras como 'mofolo' que ficam, espero que nunca esqueça do meu enorme sentimento por você: o amor.

Você se lembra, que depois do acidente, ia ter uma apresentação de dia das mães no colégio? Eu tinha ensaiado tanto pra participar, pra te homenagear... Teria sido frustrante não conseguir fazer aquela tentativa de expressar meu orgulho e minha paixão por você.
Todos os meus desenhos tortos; minhas cartas sem sentido; meus carinhos descoordenados; meus abraços sem motivos; meu olhar atento aos gestos; minhas tentativas de chamar sua atenção voltada pra mim, com medo de você me esquecer ou de colocar alguém no meu lugar... Hoje sei que tenho um lugar especial aí e que ninguém conseguirá mudar isso, nesse seu coraçãozinho às vezes meio fechado, mesmo quando diz que fui achada no lixo, ou que me deixaram na frente de casa. Sei que, com orgulho, serei eu a sua eterna "feia mais linda", como você mesmo brinca.
Agradeço especialmente por VOCÊ ser minha mãe, e por ser minha eterna louquinha preocupada.


E mesmo quando ocorrer as nossas tolas brigas, não esqueça que meu sentimento de amor será maior do que qualquer desavença.


Eu te amo!

[carta escrita por mim, sua filha linda, maravilhosa e gata: Marina Antunes Polak, em 11 de maio de 08]


7 comentários:

  1. "Naquilo que sou me esforço, me faço em muitas... Uma delas ser sua mãe e entre outras ser o que sou."

    Entendi...

    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Mãe e filha com o mesmo perfil, mesmas palavras, mesmo amor... Lindo!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Me emocionei, me encantei... Também quero!!
    Vocês realmente são muito parecidas nas palavras...
    Tomara que ela tenha entendido e pare se preocupar tanto, mas o que ela tem de melhor é o amor por vcs, por todos.
    Ah! Eu tb te amo!!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo!
    Lindo!
    LIndo!
    Chorei...me emocionei.
    Mesmo sem conhecer vcs pessoalmente, vejo que são muito parecidas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Sem palavras. . . buaáááááááaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  6. As vezes escrever e mais facil que falar, não somos interrompidos.
    Você e cópia da mãe, na maneira de escrever e até de se emburrar. Que susto daquele acidente, o tempo passou é você se transformou em uma linda mulher. Não demonstro, mas tenho ciumes da atenção que da ao seu namorado.
    Lembra quando criança que caía, eu dizia para você levantar. Acho que com isso ajudei a você aprender que a vida há altos e baixos, e nem sempre quando estamos caidos uma mão nos ajuda e levantar, a não ser as de sua mãe e pai.
    TE AMO MUUUUUUITO.

    ResponderExcluir
  7. meu pai não é um lindo?!
    não precisa ter ciúme não pai, o maior homem da minha vida sempre será você...
    toda admiração que tenho por você não se contenta somente com palavras.
    te amo muito e aprendi sim a me levantar sozinha e dar meus passos sem medo de cair!
    vocês são os melhores, meus amores.
    amo vocês.

    ResponderExcluir

Receberei seu comentário com muito carinho. Obrigada!