18 dezembro, 2010

Educação (?!)

Estive em São Paulo, numa viagem rápida. Sempre que posso dou uma fugidinha, porque simplesmente amo esta city, fico surpresa com a "surpresa" das pessoas por eu gostar tanto, tipo: nosso você é louca, você não tem medo da violência, de assalto, do trânsito? Não "gentem", não tenho medo... Mesmo porque Curitiba não fica muito atrás, a única diferença que vejo são as muitas faces... Com o resto não me assusto. Claro que poderia ser melhor, tanto aqui como em qualquer outra cidade grande existem muitos descasos, muito por fazer... Estou aproveitando a deixa para falar como brasileira, sobre a importância que todos nós temos em "cuidar" um pouco mais do que é nosso, independente de onde estamos: norte, sul... Somos uma mistura maravilhosa, nem por isso ou aquilo melhores, o que acho importante em qualquer parte é a hospitalidade, que no grego quer dizer "receber bem o estranho" - isso faz com que possamos nos sentir bem-vindos ou amparados. Sei que em alguns momentos isso é algo difícil, mas cabe a cada um fazer o melhor pelo próximo. Seja onde for temos nossas diferenças, nossos costumes, mas isso não pode nos impedir de sermos pessoas melhores. Falo isso porque tive um contra tempo com um comerciante em São Paulo. Na hora tive que "engolir um sapo" e manter a altivez que me é peculiar (não gostou me gabando, longe disso), só acho que um não vale por muitos a quem amo, respeito. O que faz uma cidade, um estado, uma nação, somos nós... Às vezes penso que ainda deveríamos ter aula/matéria de "educação moral e cívica" - independente de estarmos na escola, deveria existir uma lei, uma aplicação de direitos e deveres de cada um. Claro que sabemos que "o meu direito acaba quando começa o do outro", mas na prática, no dia a dia, isso parece meio esquecido, meio distante. E os lixos que jogamos nas ruas? O desperdício dos bens naturais? O respeito, o caráter? Onde estão? Estão escondidos dentro de cada um! Acredito muito que todos nós temos a beleza do querer bem, do amor... Vamos fazer melhor? Se eu fizer e você fizer, logo seremos muitos.

3 comentários:

  1. Estou te aplaudindo...e em pé.
    Concordo plenamente com vc.
    Li uma materia em uma revista, dizendo que a "Depressão" é o 'mal do século XXI'.Não que essa doença não seja...mas na minha opinião o mal do século é a falta de respeito...falta de educação...falta de caráter...falta de amor ao próximo...

    Faremos então nossa parte!!!

    Abraço Dri...

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri, td bem?
    Olha, como moradora de Sampa, entendo bem o que vc quis dizer. Acredito que o grande problema é que vivemos num mundo em que as pessoas (não todas)acham que ainda é "cada um por si e Deus por todos" o que não é verdade. Concordo que a educação e gentileza são sempre muito bem vindos. As vezes eu penso que, no caso de São Paulo, esse individualismo e a mesquinhez se dá por conta justamente dessa diversidade, pois, infelizmente, ainda há sim muito preconceito quanto a cor, a raça etc
    mas vc está certa, são de pequenos gestos que se consegue grandes mudanças eu acredito 100% que cada um fazendo sua parte para uma convivência melhor e digna podemos sim mudar.

    Espero que seu Natal seja divino! Que 2011 venha repleto de realização paz, amor e muita saúde!

    um super bjãO da Érica!

    ResponderExcluir
  3. sofremos os hematomas da sociedade mãe...
    mas devemos ser melhores por si! apoiado.

    ResponderExcluir

Receberei seu comentário com muito carinho. Obrigada!